- Apresentação
- Release
- Ficha Técnica
Movimentos Permanentes
Pensamos em criar um trabalho no teatro que nos estimulasse a reencontrar os princípios da alegria e do imponderável. No qual os vínculos com o tempo, as pessoas e os modos de fazer fossem reconfigurados, atravessados pela consciência de tudo o que vivemos nos últimos anos e marcados por uma vivência radical com o presente e as presenças.
Escolhemos VOO LIVRE como nome e sentido, o que nos ajudou a articular os três movimentos ensaísticos, sonoros e visuais que compõem a experiência toda.
ARTE.
TEMPO.
FUTUROS.
Durante 4 semanas ocupamos uma arena gerando encontros e acontecimentos artísticos que perpassam esses três movimentos. A cada semana uma experiência nova, com novos convidados que se juntam ao elenco permanente e, em conjunto, conduzimos os voos.
Uma paisagem humana maravilhosa!
À linguagem do teatro, incorporam-se performance, dança, música, imagens, diálogos, leituras e experimentos que fazem parte de um projeto de criação que inclui uma nova peça de teatro e um filme, previstos para 2024 e 2025, respectivamente.
É uma movida que acontece aqui e agora, mas se conecta com um porvir sonhado.
Pensamos também em reeditar a experiência de quando em quando, como uma plataforma de voo que permanece aberta.
Uma verdadeira alegria compartilhar esses movimentos com vocês!
Marcio Abreu
companhia brasileira de teatro
Rio de Janeiro, setembro de 2023.
companhia brasileira de teatro promove série de ações no Sesc Copacabana
VOO LIVRE reúne Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia, Felipe Storino com participações de Bárbara Arakaki, Flow Kountouriotis, Leda Maria Martins, Yumo Apurinã, Jessyca Meyreles, Cristina Moura, Rafael Bacelar, Bianca Manicongo, Luiza Mugnol Ugarte e Sidarta Tollendal Ribeiro em três experimentos cênicos que articulam diversas linguagens e modos de conexão com o público
Duas atrizes, um ator e um músico, dez participações, três movimentos distintos: Arte, Tempo e Futuros. VOO LIVRE, projeto de criação e povoação de gestos afirmativos na sociedade por meio das artes vivas, realizado pela companhia brasileira de teatro ocupa a Arena do Sesc Copacabana a partir de 22 de setembro de 2023. O novo trabalho está inserido em um projeto artístico mais amplo, que se organiza em três movimentos: duas ações no teatro e um filme, que tem previsão para acontecer de agora até 2025.
O primeiro movimento é justamente este VOO LIVRE, que conta com a presença de Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia e Felipe Storino, mais a participação de artistas, pensadores e outros profissionais convidados a cada semana. O projeto é uma mobilização coletiva que busca ventilar as estruturas de produção artística, colocando no mesmo plano e em simultaneidade os processos criativos, os ensaios e as ações de compartilhamento com o público carioca.
Ao longo de quatro semanas, será possível conferir três acontecimentos teatrais nos quais se articulam cenas, reflexões, conversas públicas, performances, leituras, escutas, todas compondo três roteiros diferentes, iluminados cada um, por um tema distinto: Arte, Tempo e Futuros, identificados a partir da pesquisa sobre a obra do autor russo Anton Tchekhov. “Ao longo deste mês, perceberemos que a ação de criar e a ação de apresentar/compartilhar com público são simultâneas, como uma única experiência, com seus riscos, tempos e lacunas presentes. Cada dia no processo de ensaio de VOO LIVRE foi autônomo. Cada noite/acontecimento também será. O que está em cena e em jogo é uma sequência de ações no Teatro, na presença do público e de artistas diversos”, revela o diretor Marcio Abreu, que assina a pesquisa e criação com Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria.
A partir do texto seminal de Tchekhov, A Gaivota, materiais ligados à memória dos atores, atrizes, performers, poetas, pensadores, e do repertório artístico da companhia brasileira de teatro, cria-se um gesto artístico plural em seus modos de conexão entre artistas e público, e traz a primeiro plano o trajeto e o movimento desse coletivo, pensando e questionando as ideias de chegada e caminho, produto e processo, “destacando elementos que nos permitam realizar ações no agora para criar futuros possíveis”, afirmam.
As ações articuladas entre os gestos Arte, Tempo e Futuros, contam cada uma com uma estrutura específica e a participação de diferentes convidades: ARTE traz as participações de Bárbara Arakaki e Flow Kountouriotis; TEMPO conta com a presença da poeta, ensaísta, escritora e professora Leda Maria Martins; já FUTUROS receberá Yumo Apurinã, Jéssyca Meyrelles, Bianca Manicongo e Rafael Bacelar. Sidarta Tollendal Ribeiro e Luiza Mugnol Ugarte também integram a performance.
A ficha técnica conta com nomes como Nadja Naira (iluminação e assistência de direção), Felipe Storino (direção musical e trilha sonora original), Cristina Moura (direção de movimento), Batman Zavareze (filme ação FUTUROS), Marina Franco (figurino), Clara Cavour (captação e edição de imagens do espetáculo e câmera em cena) e Pablito Kucarz (programação visual).
Acontecimento artístico a partir da obra de Anton Tchekhov e estudos sobre Arte, Tempo e Futuros
Direção Geral: Marcio Abreu
Pesquisa e criação: Marcio Abreu, Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria.
Criação e performances: Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia e Felipe Storino
Colaboração artística, ações, performances: Bianca Manicongo, Bárbara Arakaki, Flow Kountouriotis, Jessyca Meyreles, Leda Maria Martins, Luiza Mugnol Ugarte, Rafael Bacelar, Sidarta Tollendal Ribeiro e Yumo Apurinã.
Direção de produção e administração: José Maria e Cássia Damasceno
Iluminação e assistência de direção: Nadja Naira
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Felipe Storino
Direção de Movimento: Cristina Moura
Filme / ação FUTUROS: Batman Zavareze
Figurinos: Marina Franco
Produção Executiva: Fábio Osório Monteiro
Fotos: Nana Moraes
Programação visual: Pablito Kucarz
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin
Captação e edição de imagens do espetáculo e câmera em cena | ARTE: Clara Cavour
Técnica de vídeo: Michelle Bezerra
Técnica de luz: Dafne Rufino
Técnico de som: Bob Reis
Técnicos montagem: Bruno Oliveira, João Gaspary
Website: Aristeu Araújo
Parceria: Retrato Espaço Cultural
Criação e produção da companhia brasileira de teatro
Projeto realizado por meio do Edital de Cultura Pulsar do Sesc RJ
Comments are closed